Ouça este conteúdo
Lideranças de diversos países saudaram o Brasil, nesta quarta-feira (7), por ocasião dos 200 anos da Independência do país. Dentre primeiros-ministros e secretários de Estado, parte deles aproveitou a ocasião para destacar o bom relacionamento com o Brasil, como o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
Já o ministro argentino de Relações Exteriores, Santiago Cafiero, enfatizou a amizade e a cooperação entre as duas nações “acima de qualquer diferença”, em referência a divergências políticas entre os governantes dos países.
Lideranças da China, do Reino Unido, do Peru e do México também se manifestaram. Veja abaixo como foram as declarações:
Estados Unidos
Por meio de nota, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, parabenizou o país pelo bicentenário da Independência e destacou o bom relacionamento entre os dois países.
“Como as duas maiores democracias do hemisfério ocidental, o Brasil e os Estados Unidos compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todos os povos”, diz trecho da nota. “O Brasil e os Estados Unidos continuam a trabalhar no aprofundamento de nosso vital relacionamento estratégico e econômico. Juntos, nossos países podem assegurar a paz e a segurança regional, promover os direitos humanos e a justiça racial e construir um futuro seguro, saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações”, concluiu Blinken.
Reino Unido
A Rainha Elizabeth II também enviou mensagem ao país por ocasião do bicentenário. Por meio da encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, ela também relembrou sua vinda ao Brasil em 1968.
"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de Independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", diz a mensagem da Rainha.
Em publicação nas redes sociais, Hopkins destacou que a mensagem é “mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido".
China
Nas redes sociais, a embaixada da China no Brasil transmitiu uma mensagem do ditador chinês, Xi Jinping. O mandatário disse que “sendo o maior país em desenvolvimento no hemisfério ocidental, o Brasil tem seguido o caminho do desenvolvimento pacífico de independência e autonomia, e tem projeção importante nos assuntos regionais e internacionais”.
Xi Jinping disse, ainda, que nos últimos anos, com esforços conjuntos, as relações sino-brasileiras têm registrado desenvolvimento estável e obtido resultados frutíferos de cooperação pragmática. “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil e gostaria de trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo e profundo de Parceria Estratégica Global China-Brasil e trazer maiores benefícios para os nossos países e povos”.
Argentina
O Ministério de Relações Exteriores da Argentina também usou seu perfil oficial no Twitter para saudar o brasil pelo bicentenário de sua Independência. “Saudamos o povo brasileiro e seu governo por ocasião da comemoração dos 200 anos de sua independência. Continuaremos trabalhando para uma integração cada vez mais forte”, diz a publicação.
Na madrugada desta quarta-feira, o Palácio San Martín, sede do ministério, e o Centro Cultural Kirchner foram iluminados com as cores da bandeira brasileira. “Somos povos irmãos da Grande Pátria, unidos pela amizade e cooperação acima de qualquer diferença”, disse o ministro argentino de Relações Exteriores, Santiago Cafiero.
México
O perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores do México no Twitter também se pronunciou sobre a data. “Em nome do governo do México, o Ministério das Relações Exteriores estende as felicitações ao povo e ao Governo do Brasil pela celebração do Bicentenário de sua Independência”, diz a publicação.
Peru
O Ministério das Relações Exteriores do Peru também usou as redes sociais para saudar o povo brasileiro. "O Peru comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, celebra sua história e cultura e deseja uma irmandade peruano-brasileira cada vez mais plena, com democracia, prosperidade e desenvolvimento sustentável", diz a postagem.
Canadá
Em nota, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, parabenizou o Brasil e disse reconhecer “as muitas contribuições que o povo brasileiro fez ao redor do mundo”. Trudeau relembrou que durante a Segunda Guerra Mundial, soldados canadenses e brasileiros lutaram como parceiros para ajudar a libertar a Europa da Alemanha nazista. Isso, segundo o primeiro-ministro, criou laços fortes entre os dois países que perduram até hoje.
“Ao longo dos anos, os laços entre o Canadá e o Brasil foram fortalecidos ainda mais por meio de parcerias em instituições regionais e multilaterais como o G20, a Organização dos Estados Americanos e as Nações Unidas”, declarou.
“Nossos dois países estão unidos por fortes laços interpessoais, com mais de 120 mil descendentes de brasileiros vivendo hoje no Canadá. Suas muitas contribuições para nosso tecido social, cultural e econômico ajudam a tornar o Canadá mais forte, mais diversificado e mais inclusivo”, declarou o canadense.