O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (1/9), que o Congresso Nacional deve derrubar o veto do presidente Lula ao projeto do arcabouço fiscal.
"O veto tem muita chance de ser derrubado no Congresso Nacional", disse Lira, durante participação em evento promovido pela XP em São Paulo.
Dois trechos do novo arcabouço fiscal foram vetados pelo presidente Lula ao sancionar o projeto, nesta quinta-feira (31). Um deles dá maior flexibilidade para o governo fazer bloqueios em investimentos, enquanto que o outro vai permitir a exclusão de despesas de resultado primário na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo Lira, é prerrogativa do presidente da República vetar qualquer matéria legislativa que ele julgue que possa prejudicar o governo, assim como também é prerrogativa do legislativo analisar o veto e derrubá-lo ou mantê-lo.
"O Brasil precisa continuar caminhando nos trilhos da responsabilidade fiscal, olhando para o social", disse o presidente da Câmara.
Lira ainda cobrou que o governo deve adotar medidas que aumentem a arrecadação para alcançar o objetivo de zerar o déficit primário no ano que vem. "É importante que o governo mantenha o sarrafo alto e que todos tenhamos isso como meta para atingir", disse o presidente da Câmara.
Ao ser questionado sobre atritos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, relacionadas às discussões em torno da tributação das offshores, Lira disse que a relação entre os dois "é boa e continuará sendo boa, respeitosa e institucional".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF