Ao participar da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (21), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu um texto de consenso sobre a desoneração da folha de pagamentos para municípios.
Segundo Lira, é preciso um acordo que dê fôlego às prefeituras para que se recuperem dos custos do período pós-pandemia e que atenda à demanda do governo federal.
“O Congresso se debruçou sobre esses assuntos. O custo previdenciário no âmbito municipal é muito grave e precisa ser tratado em uma mesa de negociações, para resolver esse problema”, afirmou Lira.
No evento, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, cobrou do governo federal uma solução para as contas públicas dos municípios que estão com dívidas e atribuições dadas pela União sem a devida contrapartida financeira.
“Neste ano estamos vivendo a pior crise, 49% dos municípios dos mais de 5 mil municípios que informaram a sua realização estão gastando mais do que estão arrecadando ou recebendo. No final de 2022, os municípios tinham R$ 69 bilhões em caixa, hoje estamos com R$ 19 bilhões em déficit, muito do que foi criado em Brasília e que se colocou para lá [municípios]”, disse Ziulkoski.
Paulo Ziulkoski também questionou o embate que o Congresso teve com o governo por conta da desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores que mais empregam na economia, e que acabou tendo uma emenda que beneficia os municípios.
O presidente da CNM afirma que não faz sentido os municípios serem tratados como se fossem uma empresa, tendo que pagar 22% de imposto enquanto que o Simples e igrejas não pagam.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estiveram no evento, acompanhados de ministros e parlamentares.
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF