O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou sua busca por diálogo para resolver as dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União. Lira se reuniu nesta quarta-feira (23) com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na residência oficial da Câmara, reforçando a importância de uma solução conjunta.
No mês anterior, o Plenário da Câmara aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/24, que propõe o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O projeto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), visa revisar os termos das dívidas dos entes federativos com o governo federal.
Lira enfatizou, por meio de suas redes sociais, que o diálogo com o governo de Minas Gerais e outros estados é essencial para encontrar uma solução eficaz que beneficie a gestão pública estadual. O objetivo é sanar um problema que impacta diretamente o equilíbrio fiscal dos estados.
“Continuamos mantendo o diálogo com o governo mineiro e todos os demais entes federativos envolvidos na solução do problema que afeta a gestão dos governos estaduais”, disse o presidente por meio de suas redes sociais.
O governo federal estima que as dívidas somam R$ 765 bilhões, os maiores devedores são Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Propag
A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, estabelece a criação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a revisão das dívidas. Com isso, os estados que fazem parte do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) poderão migrar para o Propag.
A iniciativa autoriza desconto nos juros e dá prazo de 30 anos para pagamento (360 parcelas). Os estados poderão transferir ativos para a União como parte do pagamento. Durante a sessão, o relator destacou que "não existe desconto na dívida existente".
Também será criado novo fundo federal para compensar os estados menos endividados.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF