Ao conversar com jornalistas no fim da tarde desta terça-feira (5), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse que a sugestão de Lula (PT) para que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam secretos ofusca o princípio da transparência.
Lira não quis aprofundar a crítica ao presidente Lula, mas destacou posicionamentos contrários de juristas e ex-ministros.
"Difícil avaliar a posição de outras pessoas sem você ter conversado com elas. O que nós estamos vendo é um posicionamento firme de muitos juristas, inclusive ex-ministros [...] Você já tem uma Suprema Corte com muita visibilidade, agora você vai ter ela com muita visibilidade sem saber como é que estão votando? O princípio da transparência que é tão exigido no televisionamento das decisões vai ficar ofuscado. Mas, longe de mim saber quais são os motivos que foram tratados para dar uma declaração como essa", disse o parlamentar.
Durante a live semanal desta terça (5), Lula defendeu que os votos dos ministros do Supremo passem a ser sigilosos para evitar “animosidades”. Pouco depois, o ministro da Justiça, Flávio Dino, engrossou o discurso de Lula e defendeu a possibilidade de se restringir o acesso aos votos dos magistrados.
A fala não repercutiu bem no Congresso Nacional e parlamentares de direita e centro-direita criticaram a posição de Lula, justamente no momento em que o petista precisa se aproximar mais dos congressistas para conseguir montar uma base de apoio.
Os ex-ministros do Supremo, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello também criticaram a fala de Lula.
Marco Aurélio, que foi responsável pela criação da TV Justiça, chamou a declaração de “arroubo de retórica inconcebível”. Já o ex-ministro Celso de Mello disse que “os estatutos do poder numa República fundada em bases democráticas não podem privilegiar o mistério”.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF