O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi recebido pelo líder chinês, Xi Jinping, em uma reunião nesta sexta-feira (22) em Pequim. O encontro foi um dos compromissos da viagem de uma comitiva de deputados brasileiros ao país, entre eles Zeca Dirceu (PT-PR), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), André Figueiredo (PDT-CE) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-China.
“Como presidente da Câmara dos Deputados fui recebido hoje pelo presidente da China, Xin Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim”, disse Arthur Lira.
Durante a reunião, a ministra-assistente de relações exteriores da China, Hua Chunying, destacou que “a China está disposta a reforçar a sinergia entre a Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, com vistas a impulsionar a modernização dos dois países”, segundo registro da Folha de São Paulo. Ela também ressaltou que as relações diplomáticas bilaterais completarão 50 anos no próximo ano.
Além de Arthur Lira, o chanceler chinês, Wang Yi, também participou da reunião. Hua descreveu tanto a China quanto o Brasil como “grandes mercados emergentes com projeção global”. Destacou que Arthur Lira é o primeiro presidente da Câmara dos Deputados a visitar a China em uma década.
A comitiva brasileira também se reuniu com Xi e Wang e visitou o Museu do Partido Comunista Chinês, onde Lira deixou uma mensagem escrita, agradecendo pela apresentação da história do partido.
Antes da visita à China, a comitiva esteve em Xangai, onde visitou a Suzano Papel e Celulose, uma das maiores exportadoras brasileiras para o mercado chinês. A comitiva iniciou sua viagem no dia 10 de setembro e também esteve na Índia para um encontro parlamentar do G20. O retorno ao Brasil está programado para o dia 22.
Na quinta (19), Xi Jinping e Wang Yi se reuniram com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), que agora preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como o Banco do Brics e sediado em Xangai. A chancelaria chinesa enfatizou o papel fundamental do NDB em promover a cooperação entre os países em desenvolvimento e tornar o sistema financeiro internacional mais justo e equitativo.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF