Três deputados do PSL assinaram e tiveram os nomes confirmados nas três listas feitas para destituir/manter o líder do partido na Câmara dos Deputados. Os nomes de Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), Daniel Silveira (PSL-RJ) e Luiz Lima (PSL-RJ) aparecem nos três abaixo-assinados protocolados na quarta-feira (16) à noite – duas que ratificavam o nome de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para assumir o cargo e a outra que mantinha Delegado Waldir (PSL-GO) na função.
Entre as duas listas favoráveis a Eduardo, apenas dois nomes confirmados não se repetiram no segundo abaixo-assinado: Bia Kicis (PSL-DF) e Trutis (PSL-MS).
Os abaixo-assinados explicitam a crise interna pela qual o PSL está passando desde que o presidente Jair Bolsonaro ameaçou deixar o partido e bateu de frente com o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar (PE).
Na Câmara, a confusão intensificou quando o atual líder do partido na Casa, Delegado Waldir, orientou a bancada a obstruir a votação de um projeto favorável ao governo e retirar o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (GO) da vaga do PSL na comissão especial que discute a Previdência dos militares.
A primeira lista foi organizada por Bia Kicis e outros parlamentares e sacramentava a indicação de Eduardo Bolsonaro para a liderança do PSL na Câmara. Essa lista, protocolada às 21h50 da quarta-feira (16), tinha 27 assinaturas, mas apenas 26 foram confirmadas, número insuficiente para a indicação.
Pouco depois, às 22h18, foi protocolado um novo documento, desta vez comunicando a escolha do Delegado Waldir para a função. Esse abaixo-assinado contava com 31 nomes, e teve 29 assinaturas confirmadas – o suficiente para manter a indicação. Por fim, às 22h27, foi enviada a terceira listagem, reafirmando a escolha de Eduardo Bolsonaro – apesar de 27 assinaturas, só 24 conferiam.
Veja os deputados que assinaram cada uma das 3 listas do PSL
Lista 1, a favor de Eduardo Bolsonaro
Lista 2, a favor de Delegado Waldir
Lista 3, a favor de Eduardo Bolsonaro
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF