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Em uma nova estratégia para tentar ampliar o alcance da comunicação do governo federal, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) lançou um podcast com Lula para falar sobre as ações da gestão petista. O programa, no entanto, tem atingido baixos índices de audiência.
Nesta segunda-feira (19), por exemplo, a segunda edição do programa "Conversa com o Presidente" registrou pouco mais de 7 mil acessos simultâneos no canal do petista no YouTube. Na edição da semana passada esse número foi ainda menor, de cerca de 5,8 mil visualizações simultâneas. A transmissão, prevista para ocorrer semanalmente às terças-feiras, foi antecipada para esta segunda porque, à noite, Lula embarca para a viagem à Europa.
Os integrantes do governo, no entanto, minimizam a baixa audiência e avaliam que o objetivo do modelo da live não é atingir grandes índices no momento da transmissão, mas sim colocar pautas consideradas positivas pelo governo na agenda da imprensa e das redes sociais.
Apesar do discurso, a Secom pretende liberar o sinal das lives para todas as rádios que mostrarem interesse em retransmiti-la.
A avaliação interna é de que o horário da transmissão, que ocorre por volta das 9h da manhã, beneficia os ouvintes de rádio em todo o país. Ou seja, nos cálculos do governo, a estratégia de transmitir uma agenda positiva da gestão petista pode atingir principalmente o eleitorado do interior do país. A expectativa é de que a disponibilização do sinal ocorra já nas próximas edições.
Outro ponto que a Secom vai investir será nos "cortes" dos melhores momentos do programa como forma de tentar ampliar a repercussão nas redes sociais.