- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como Lula buscou apoio do STF para "compensar" dificuldades com o Congresso
*) O ano de 2023 não foi fácil para o Governo Lula no Congresso Nacional. Houve vitórias, claro. Mas também houve uma série de derrotas.
Foi difícil a construção de uma base sólida. O apoio muitas vezes custou caro, com a distribuição de vários cargos e pagamentos de altos valores em emendas parlamentares.
Por outro lado, uma outra espécie de apoio foi conseguida pelo governo Lula através da aliança selada com outro poder: o Judiciário, através do STF.
Especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo veem inclusive um ambiente inédito de cooperação entre Executivo e Judiciário.
O cientista político Leonardo Barreto, por exemplo, chamou o fenômeno surgido na gestão petista de “presidencialismo de judicialização”, que alia ativismo judicial dos últimos anos com satisfação de interesses do presidente da República e do STF.
É sobre este assunto que nós falamos neste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é o Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião