Nova pesquisa de avaliação do governo Lula aponta aprovação no âmbito geral, mas baixa no Centro-Oeste e Norte.| Foto: Fernando Bizerra/EFE
Ouça este conteúdo

A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a subir em agosto após três meses de estabilidade de acordo com a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (16). O levantamento, no entanto, aponta que a alta na aprovação não é uniforme e cai especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do país.

CARREGANDO :)

A Quaest ouviu 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, Lula tem 42% de aprovação, 24% de reprovação e 29% de avaliação regular no apanhado geral do país. Na análise por região, o presidente tem uma aprovação de 52% no Centro-Oeste e Norte, a menor do país na comparação com o Nordeste (72%), Sul (59%) e Sudeste (55%).

Publicidade

Na comparação com os meses anteriores, a avaliação positiva de Lula vem oscilando entre as regiões. No Centro-Oeste e no Norte, onde a adesão ao petista é menor, a aprovação começou o ano em 50% em fevereiro, 46% em abril e 56% em junho.

Já no Nordeste, que costuma aprovar mais os governos petistas, a avaliação positiva ainda não recuperou o apurado no começo do ano, quando chegou a 77%. Em abril e junho alcançou 71%, e 72% em agosto.

Veja abaixo como está a avaliação de Lula nas quatro regiões avaliadas pela Quaest em agosto:

Aprovação
Nordeste: 72%;
Sudeste: 55%;
Sul: 59%;
Centro-Oeste/Norte: 52%.

Desaprovação
Nordeste: 25%;
Sudeste: 39%;
Sul: 38%;
Centro-Oeste/Norte: 39%.

Publicidade

Não sabe ou não respondeu
Nordeste: 3%;
Sudeste: 6%;
Sul: 3%;
Centro-Oeste/Norte: 9%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]