Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa bem após ter se submetido nesta sexta-feira (29) a uma cirurgia no quadril e também a um procedimento para remoção do excesso de pele nas pálpebras. A equipe médica que acompanha o mandatário afirmou, em entrevista coletiva, que os procedimentos ocorreram sem intercorrências. Lula está internado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do petista, disse que a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) foi realizada para “aproveitar o efeito do anestésico”. Kalil afirmou ainda que não considera esse procedimento estético no caso do presidente, já que o excesso de pele nas pálpebras pode atrapalhar a visão. "Ele tinha alterações que atrapalhavam o dia-a-dia. Esse procedimento é estético-médico. Foi uma indicação médica mesmo, não é por estética", ressaltou o cardiologista.
Além de Kalil, também participaram da coletiva o ortopedista Giancarlo Polesello, responsável pela cirurgia no quadril de Lula; e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio. Lula passou por uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo, e recebeu uma prótese na cabeça do fêmur.
Segundo a equipe médica, esta cirurgia começou por volta de meio-dia e terminou às 13h13. Já o procedimento nos olhos, considerado simples, começou às 15h e terminou às 16h. "O presidente foi submetido a uma cirurgia, artroplastia do quadril, colocação de prótese, já estava programado, e o procedimento transcorreu sem intercorrências. O presidente já se encontra acordado e conversando", disse Kalil.
Eles ressaltaram que Lula respondeu bem à anestesia geral e não precisará ir para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O presidente deve ir para o quarto ainda no início desta noite. Os médicos informaram ainda que o petista poderá voltar para o Palácio da Alvorada segunda-feira (2) ou terça (3).