Ouça este conteúdo
Um acidente doméstico, ocorrido na noite de sábado (19), obrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cancelar a viagem para a Rússia. Após uma queda, Lula foi ao hospital Sírio Libanês de Brasília, ainda na noite de ontem, onde fez alguns exames e foi liberado em seguida. Ele retornou na manhã de hoje (20) para exames complementares.
O boletim médico divulgado pela assessoria do presidente aponta que ele teve um ferimento na parte de trás da cabeça (ferimento corto-contuso em região occipital). De acordo com a apuração do Estadão, Lula precisou levar três pontos no local.
Os médicos recomendaram que Lula não embarcasse para Kazan, na Rússia, para participar da 16ª Cúpula do BRICS. "Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades", diz o boletim. A partida estava prevista para hoje e retorno na quinta-feira (24).
Lula vai participar da reunião do Brics por videoconferência. Em nota, o governo federal não informou se a viagem dos ministros das Relações Exteriores Mauro Vieira e das Minas e Energia Alexandre Silveira está mantida.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Planalto:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração. O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”.