Presidente Lula diz que madeireiros devem plantar suas próprias árvores para cortar e fazer negócios.| Foto: reprodução/CanalGov
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom e chamou de “bandidos” os madeireiros que promovem o corte de árvores em áreas de floresta, durante a live semanal desta terça (8). A declaração foi dada pouco antes da abertura da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém.

CARREGANDO :)

A crítica ocorreu em meio a diversas outras contra madeireiros que, de acordo com ele, derrubam árvores com centenas de anos de história para exportar a outros países. Segundo Lula, essas pessoas devem comprar suas próprias áreas para plantar e fazer o uso que pretendem, e não de áreas de floresta.

“Esse cidadão que é madeireiro, que gosta de exportar madeira, ele faz uma fazenda, planta o que ele quiser, mogno, jacarandá, o que ele quiser. E quando tiver no ponto ele pode cortar o tanto que ele quiser. O que não pode é mexer naquilo que não é dele. Se tem uma árvore de 300 anos, que a natureza nos deu, o cidadão chega lá, pega a motosserra, derruba uma árvore daquela pra ele ganhar dinheiro às custas de uma coisa que não é dele”, disparou Lula durante a live que teve picos de cerca de 2,7 mil pessoas assistindo.

Publicidade

Lula disse que vai chamar todos os prefeitos e governadores de estados que abrigam a floresta amazônica para discutir soluções contra o desmatamento, e que vai recompensá-los com mais recursos.

“Quem sabe assim a gente consiga ter todos os prefeitos aliados para gente evitar que os chamados ‘bandidos’ façam as derrubadas todo santo ano”, disse.

Ainda segundo o presidente, um dos objetivos da Cúpula da Amazônia é mostrar que o Brasil está empenhado na proteção da floresta em contraponto aos países ricos que “já desmataram” as suas florestas para se industrializarem e agora precisam ajudar a preservar nas nações que ainda as mantém.

Lula defendeu a soberania dos países que abrigam a floresta amazônica, mas afirmou que isso não significa que estão fechadas à exploração estrangeira. “A ciência do mundo inteiro que quiser compartilhar conosco pesquisa pra gente conhecer uma riqueza incomensurável que nem nós temos dimensão de como ela é”, completou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade