Presidente deixou o hospital em São Paulo pela manhã após exames de imagem apontarem recuperação satisfatória.| Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Brasília no começo da tarde desta quinta (19) após exames de imagem apontarem uma melhora na recuperação da cirurgia craniana realizada na semana passada. Ele passou por uma tomografia pela manhã no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e seguirá se recuperando no Palácio da Alvorada.

CARREGANDO :)

“O quadro geral dele é bom. [...] O presidente já pode exercer as atividades, aliás já está exercendo”, disse o médico Roberto Kalil Filho emendando que o hematoma que o levou às pressas para uma cirurgia “simplesmente não existe mais”. O voo chegou a Brasília por volta de 12h50.

Lula teve alta do hospital no último domingo (15) e passou os últimos quatro dias em recuperação na residência que mantém na capital paulista. Lá ele despachou com alguns ministros durante a semana, entre eles Fernando Haddad (Fazenda) e José Múcio Monteiro (Defesa).

Publicidade

Os ministros devem se reunir com Lula novamente nesta sexta (20) para uma reunião ministerial que, segundo fontes, deve ser um almoço no Alvorada para um balanço de como foi o ano do governo e possíveis alterações para o próximo. Há a expectativa de que o presidente comece a definir uma mudança dos titulares de algumas pastas.

A partir do retorno a Brasília nesta quinta (19), Lula será acompanhado pela médica Ana Helena Germoglio nas próximas semanas e realizará novos exames de tomografia daqui a dez dias para acompanhar a recuperação.

Estes novos exames serão realizados na unidade do hospital em Brasília mesmo, sem a necessidade de levá-lo novamente para São Paulo, como ocorreu na semana passada às pressas. Lula também deve passar as festividades de Natal e Ano Novo na capital federal, como ele já havia adiantado ao ter alta do hospital no último domingo (15).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Apesar de retornar às atividades normais de trabalho, Lula ainda não poderá praticar exercícios físicos.

Publicidade

“A parte de cognição está perfeita, pode trabalhar. Basicamente, é exercício físico [que não pode retornar]”, completou Kalil emendando que viagens de avião já estão permitidas, exceto internacionais por mais algum tempo, por serem mais longas.

Lula foi submetido a uma cirurgia às pressas, na semana passada, após sentir fortes dores de cabeça enquanto trabalhava em Brasília. Exames de imagem realizados na unidade do hospital na capital federal indicaram um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio, ainda uma sequela do acidente doméstico sofrido em outubro no Palácio da Alvorada.

Kalil chegou a afirmar, no último domingo (15), que Lula corria o risco de morrer se o sangramento não fosse estancado. "Foi uma situação grave, o quadro que ele teve foi extremamente grave, requeria obviamente atendimento de emergência. Mas, sim, corria o risco de acontecer o pior", disse à TV Globo.

Além da cirurgia da semana passada, Lula foi submetido a um segundo procedimento na última quinta (12) para a realização de uma “embolização” no mesmo local do hematoma para prevenir novos sangramentos.

"Eu nunca penso que vou morrer, mas eu tenho medo", afirmou o petista.

Publicidade

Após ter alta do hospital, Lula disse ter ficado assustado com o quadro que o levou à cirurgia de emergência. Ao falar da internação, ele se emocionou e agradeceu a Deus ao citar situações anteriores em que a vida ficou em risco, como quando teve câncer em 2011 e o avião teve um problema no México, neste ano.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]