O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para uma reunião em Brasília na quarta-feira (6). Caso o encontro aconteça, a expectativa é que os dois tratem sobre a renegociação da dívida do estado com a União. O tema é uma das prioridades do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
"O governador Zema solicitou um encontro com o presidente Lula, e Lula colocou sua agenda à disposição para amanhã. Ainda não fecharam o horário", afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, nesta terça (5).
No ano passado, Zema e Pacheco trocaram farpas sobre a possível solução para a dívida mineira. O governador tenta aprovar o Regime de Recuperação Fiscal na Assembleia Legislativa de Minas, mas o senador articula um acordo alternativo para a dívida diretamente com o governo Lula. A proposta de Pacheco prevê a federalização das estatais Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento (Copasa). As propostas são analisadas pelo Ministério da Fazenda.
O presidente do Senado busca protagonismo na disputa com Zema, pois estaria de olho na sucessão do governo de Minas em 2026. Pacheco deve participar do encontro. Além da renegociação da dívida, o governador também deve conversar com Lula sobre a repactuação do acordo para cobrir os danos causados pelo rompimento da barragem da Mina do Fundão, em Mariana.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF