O presidente Lula (PT) convocou uma reunião para esta terça-feira (17) com os chefes dos outros Poderes da República para discutir medidas de combate a incêndios que se espalham pelo país. O encontro está previsto para acontecer às 16h30, no Palácio do Planalto.
Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foram convidados.
Mais cedo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, informou que a ideia da reunião é abordar o combate às queimadas como um tema do Estado brasileiro, não só do governo federal.
Também foram chamados o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Lula também se reunirá com governadores nos próximos dias para tratar da crise climática. Além disso, o governo federal deve anunciar um pacote de medidas para enfrentar os incêndios.
Também devem participar da reunião desta terça (17) os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).
As queimadas já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país, segundo dados do Monitor do Fogo MapBiomas, divulgados na semana passada.
Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano, informou a Agência Brasil.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF