O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou neste sábado (4) a criação da Alada, nova estatal sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para atuar no setor aeroespacial.
Em publicação na rede social X, Bolsonaro ironizou a criação da estatal afirmando que “Lula vive com a cabeça no mundo da Lua” e que suas “alucinações estão indo longe demais”. A Alada, que será subsidiária da NAV Brasil e vinculada ao Ministério da Defesa, terá como objetivo explorar comercialmente a base de Alcântara, no Maranhão, e desenvolver projetos relacionados à tecnologia aeroespacial.
A lei sancionada por Lula foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (3) e prevê que a Alada tenha funções estratégicas, como operar redes de satélites e oferecer suporte a projetos do Comando da Aeronáutica. O governo defende que a criação da estatal visa fortalecer a autossuficiência do país em materiais aeroespaciais e bélicos, além de reduzir a dependência de fornecedores internacionais.
A criação da Alada ocorre em meio a um cenário de déficit recorde nas estatais brasileiras, o maior em 15 anos. Nos primeiros quatro anos, a Alada poderá contratar temporariamente profissionais técnicos e administrativos, além de contar com servidores públicos e militares cedidos.
A base de Alcântara é vista como estratégica por estar próxima à linha do Equador, o que permite lançamentos espaciais com menor consumo de combustível. Relatórios militares acessados pela Gazeta do Povo apontam que empresas como SpaceX, Virgin Galactic e Blue Origin poderiam se interessar por parcerias com o governo brasileiro. No entanto, há um entrave político: Lula tem manifestado resistência ao empresário Elon Musk, dono da SpaceX, devido a divergências em relação a temas como liberdade de expressão e regulação de redes sociais.
Lula já chamou Musk de “babaca” durante um discurso, criticando o foco do empresário em explorar Marte em vez de “investir em preservação ambiental na Terra”.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF