Ouça este conteúdo
Ao anunciar um novo pacote de medidas de igualdade racial nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a medida se trata de um “pagamento” para “a dívida histórica construída pela supremacia branca” no Brasil.
“O que nós fizemos aqui hoje é o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu nesse país desde que ele foi descoberto. Queremos apenas recompor aquilo que é a realidade de uma sociedade democrática”, disse Lula durante a solenidade no Palácio do Planalto.
O pacote conta com 13 ações estruturantes: a titulação de territórios quilombolas; o tombamento de quilombos; o reconhecimento do hip hop como referência nacional; a oferta de bolsas de estudo para intercâmbio em países como Colômbia, Cabo Verde e Moçambique; o fornecimento de atendimento psicossocial para mães e familiares vítimas de violência, entre outras iniciativas.
“Nós não somos diferentes pela pele, pelo cabelo, pela roupa. Porque somos irmãos. Viemos do mesmo pai, moramos no mesmo planeta e temos o sangue da mesma cor. Então tudo que a gente está fazendo é tentativa de recompor coisas que foram construir e recolocar no lugar coisas que foram tiradas”, afirmou o petista.