O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou para um nível menos intenso de cuidados no internamento a que está submetido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de acordo com o boletim médico divulgado no final da manhã desta sexta (13).
Ele estava sob cuidados intensivos desde a madrugada de terça (10), quando foi submetido a um procedimento para drenar um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio. Lula ainda passou por uma intervenção de baixa complexidade na quinta (12) para prevenir novos hematomas.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”, diz o boletim médico.
O boletim não aponta se o presidente saiu da UTI e foi para um quarto. No entanto, de acordo com o dr. Roberto Kalil Filho disse na quinta (12), ele poderia permanecer na unidade mesmo com um cuidados menos intensivos. A redução do monitoramento já estava prevista para esta sexta (13) pela equipe médica.
O médico do presidente informou que, apesar da segunda intervenção realizada na quinta (12), ele deve ter alta no começo da próxima semana e retornar a Brasília na segunda (16) ou na terça (17). No entanto, Lula deverá manter uma frequência "relativa" de repouso para retornar aos poucos à atividade normal -- atividades físicas seguem adiadas por mais algum tempo.
"[O procedimento] não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias e, dependendo da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana", ressaltou Kalil Filho.
O médico Marcos Stavale, que faz parte da equipe, afirmou que Lula "está neurologicamente perfeito, ótimo, conversando".
Lula está no internamento acompanhado apenas da primeira-dama, Janja da Silva. A equipe médica proibiu visitas de pessoas que não sejam da família – nem mesmo assessores estão permitidos.
Desde que foi internado, Lula não teve nenhuma imagem divulgada. Mas, Janja publicou uma fotografia antiga para informar que ele "está muito bem" e que "em breve estaremos em casa".
“O presidente e eu estamos felizes pela certeza que mais uns dias essa página estará virada e ele plenamente recuperado. A equipe médica nos atualiza e tranquiliza a todo instante, e eu sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação”, disse Janja na postagem.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF