Ouça este conteúdo
A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 56,5% dos eleitores de Goiânia, de acordo com dados do levantamento Paraná Pesquisas divulgados nesta quarta (5). A apuração aponta que a administração do petista é avaliada como péssima por 39,9% dos goianienses.
Os dados fazem parte do primeiro levantamento que apurou as intenções de voto dos goianienses para as eleições municipais de 2024, e divulgado dias depois de outra apuração do Paraná Pesquisas apontar que os eleitores do estado de Goiás elegeriam o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), à presidência do país em vez de reeleger Lula.
Veja abaixo como está a avaliação do presidente Lula em Goiânia:
- Ótima: 11,8%;
- Boa: 18,3%;
- Regular: 20,5%;
- Ruim: 7,6%;
- Péssima: 39,9%;
- Não sabe/não opinou: 1,8%.
Lula é desaprovado em todos os perfis da amostra pesquisada pelo instituto, com destaque para os homens (60%), eleitores de 35 a 44 anos (58,8%) e com ensino superior (65,1%).
Ainda neste levantamento, Ronaldo Caiado é aprovado por 76,6% dos goianienses, sendo 41,3% como uma boa gestão e 25,8% regular.
Na pesquisa que apontou a preferência pelo governador do estado como presidente, Lula tem 19% das intenções de voto, enquanto que Caiado tem 30,5%.
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 761 eleitores de Goiânia de forma presencial, entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2023. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição. O relatório completo da pesquisa está disponível em PDF neste link.