A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 56,5% dos eleitores de Goiânia, de acordo com dados do levantamento Paraná Pesquisas divulgados nesta quarta (5). A apuração aponta que a administração do petista é avaliada como péssima por 39,9% dos goianienses.
Os dados fazem parte do primeiro levantamento que apurou as intenções de voto dos goianienses para as eleições municipais de 2024, e divulgado dias depois de outra apuração do Paraná Pesquisas apontar que os eleitores do estado de Goiás elegeriam o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), à presidência do país em vez de reeleger Lula.
Veja abaixo como está a avaliação do presidente Lula em Goiânia:
- Ótima: 11,8%;
- Boa: 18,3%;
- Regular: 20,5%;
- Ruim: 7,6%;
- Péssima: 39,9%;
- Não sabe/não opinou: 1,8%.
Lula é desaprovado em todos os perfis da amostra pesquisada pelo instituto, com destaque para os homens (60%), eleitores de 35 a 44 anos (58,8%) e com ensino superior (65,1%).
Ainda neste levantamento, Ronaldo Caiado é aprovado por 76,6% dos goianienses, sendo 41,3% como uma boa gestão e 25,8% regular.
Na pesquisa que apontou a preferência pelo governador do estado como presidente, Lula tem 19% das intenções de voto, enquanto que Caiado tem 30,5%.
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 761 eleitores de Goiânia de forma presencial, entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2023. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição. O relatório completo da pesquisa está disponível em PDF neste link.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF