Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

Lula desconfia da segurança no Planalto e diz que Forças Armadas não são poder moderador

Lula reunião ministros
Lula (PT) afirmou que o governo irá fazer uma “triagem profunda” dentro do Palácio do Planalto para identificar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (12) que está convencido de que alguém abriu as portas do Palácio do Planalto para que os manifestantes do último domingo (8) entrassem no prédio e promovessem os atos de vandalismo. As declarações foram feitas durante encontro com jornalistas nesta manhã.

"Eu estou esperando a poeira baixar. Eu quero ver todas as fitas gravadas dentro da Suprema Corte, dentro do Palácio. Teve muito agente conivente. Teve muita gente da PM conivente. Muita gente das Forças Armadas aqui de dentro coniventes. Eu estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que essa gente entrasse porque não tem porta quebrada. Ou seja, alguém facilitou a entrada deles aqui. Nós vamos com muita calma investigar e ver o que aconteceu de verdade", disse Lula. O presidente afirmou ainda que confia no ministro da Defesa José Múcio Monteiro e descartou sua demissão.

Ainda segundo o petista, o novo governo irá fazer uma “triagem profunda” para identificar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ainda atuam dentro do Palácio.

"Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda, porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares, e nós queremos ver se a gente consegue corrigir para que a gente possa colocar funcionário de carreira, de preferência funcionários civis, ou que estavam aqui ou que foram afastados, para que isso aqui se transforme em um gabinete civil", afirmou.

Lula declarou ainda que as Forças Armadas não são “o poder moderador como pensam que são”. "Essa a imagem que eu tenho das Forças Armadas. Uma Forças Armadas que sabem que seu papel está definido na Constituição. As Forças Armadas não são o poder moderador como eles pensam que são", disse.

"As Forças Armadas têm um papel na Constituição que é a defesa do povo brasileiro e da nossa soberania contra possíveis inimigos externos. É isso o papel das Forças Armadas e está definido na nossa Constituição. É isso que quero que seja bem feito”, declarou o presidente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.