O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta semana com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O encontro bilateral deve acontecer em São Vicente e Granadinas, no Caribe, onde ocorrerá a 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Entre os temas discutidos por Maduro e Lula devem estar as próximas eleições presidenciais venezuelanas e a disputa pela região de Essequibo.
A nova viagem oficial do petista terá início nesta quarta-feira (28), em Georgetown, capital da Guiana, onde ele participará do encerramento da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). A reunião com Maduro ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o encontro ocorra no primeiro dia da Celac, na sexta-feira (1º).
Lula deve tratar com Maduro sobre a transparência das eleições presidenciais venezuelanas, motivo de tensão no país vizinho. Em outubro do ano passado, a Venezuela assinou o Acordo de Barbados e concordou em libertar presos políticos e em organizar eleições democráticas em segurança em 2024. No entanto, o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) venezuelano, que é alinhado ao regime chavista de Maduro, confirmou que María Corina Machado, candidata da oposição, não poderá participar de eleições pelos próximos 15 anos.
Além disso, a ativista política e presidente da ONG Controle Cidadão (da sigla em espanhol, Control Ciudadano), Rocío Del Carmen San Miguel Sosa, foi presa sob acusação dos crimes de “traição”, “terrorismo” e “conspiração”. A ditadura venezuelana também ameaça anexar a região de Essequibo, que pertence a Guiana. A disputa pelo território entre os dois países já dura mais de um século.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião