Lula e Maduro devem se reunir ainda nesta semana.| Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta semana com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O encontro bilateral deve acontecer em São Vicente e Granadinas, no Caribe, onde ocorrerá a 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Entre os temas discutidos por Maduro e Lula devem estar as próximas eleições presidenciais venezuelanas e a disputa pela região de Essequibo.

CARREGANDO :)

A nova viagem oficial do petista terá início nesta quarta-feira (28), em Georgetown, capital da Guiana, onde ele participará do encerramento da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). A reunião com Maduro ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o encontro ocorra no primeiro dia da Celac, na sexta-feira (1º).

Lula deve tratar com Maduro sobre a transparência das eleições presidenciais venezuelanas, motivo de tensão no país vizinho. Em outubro do ano passado, a Venezuela assinou o Acordo de Barbados e concordou em libertar presos políticos e em organizar eleições democráticas em segurança em 2024. No entanto, o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) venezuelano, que é alinhado ao regime chavista de Maduro, confirmou que María Corina Machado, candidata da oposição, não poderá participar de eleições pelos próximos 15 anos.

Publicidade

Além disso, a ativista política e presidente da ONG Controle Cidadão (da sigla em espanhol, Control Ciudadano), Rocío Del Carmen San Miguel Sosa, foi presa sob acusação dos crimes de “traição”, “terrorismo” e “conspiração”. A ditadura venezuelana também ameaça anexar a região de Essequibo, que pertence a Guiana. A disputa pelo território entre os dois países já dura mais de um século.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]