O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com um quadro de pneumonia leve, na noite desta quinta-feira (23), após exames realizados no hospital Sírio Libanês. A consulta ocorreu após o retorno da viagem ao Rio de Janeiro.
Por conta da doença respiratória, o início da viagem à China será adiado de sábado (25) para domingo (26). A agenda marcada para esta sexta (24), que incluia uma reunião com ministros e líderes do governo no Congresso, foi remarcada para a tarde após o presidente apresentar melhora, segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência à Gazeta do Povo.
“O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem a noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, disse a equipe do presidente pelo Twitter.
Além do Rio de Janeiro, o presidente também esteve na Paraíba e em Pernambuco ao longo desta semana.
Agenda intensa na China
Ainda segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, a viagem de Lula à China tem uma agenda intensa de reuniões e eventos com autoridades chinesas. Ainda não há informações se os compromissos seguem confirmados, se serão adiados ou se terão outro ministro representando o presidente.
Entre os principais encontros diplomáticos está uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, com o Primeiro-Ministro Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, na terça (28). A pauta bilateral envolve assuntos relativos a comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudanças climáticas, acordos de cooperação e paz.
Na quarta (29), será realizado um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. Também haverá um evento no dia 27, promovido pelo Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), com cerca de 100 empresários.
No dia 30, o presidente Lula tem uma viagem marcada à Xangai para visitar a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que pode eleger Dilma Rousseff (PT) à presidência ainda nesta sexta (24).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF