Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta terça-feira (9) por telefone com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Lula manifestou solidariedade a Obrador pela invasão da embaixada do México em Quito, no Equador.
No último dia 5, policiais equatorianos invadiram a embaixada mexicana em Quito e prenderam o ex-vice-presidente Jorge Glas. Segundo o Palácio do Planalto, o petista destacou que o “episódio representou uma grave ruptura do direito internacional”.
O mandatário reforçou que o Brasil acompanhará as discussões sobre o caso na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). De acordo com o governo, o presidente mexicano "agradeceu a solidariedade do Brasil e ressaltou que, além das discussões na Celac, o México levará o tema da invasão da embaixada à Corte Internacional de Justiça".
Lula também disse que pretende viajar ao México ainda neste ano, antes do fim do mandato de López Obrador. Jorge Glas foi vice-presidente durante o mandato de Rafael Correa (2007-2017) e está sendo processado por suposto envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro público.
Glas já havia sido condenado anteriormente, mas conseguiu receber asilo político do governo mexicano, o que deteriorou as relações diplomáticas entre Equador e México.