Lula disse que Bolsonaro “sabe que pode ser preso” e reuniu apoiadores na Paulista no último dia 25 pois “está tentando escapar”.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “tentou dar um golpe” e “sabe que pode ser preso”. O petista comentou sobre a manifestação pró-Bolsonaro realizada no dia 25 de fevereiro. O evento reuniu milhares de apoiadores do ex-mandatário na Avenida Paulista.

CARREGANDO :)

"Não sei se vocês repararam que teve um ato no domingo passado [dia 25]. Aquele ato o que que era? Aquele ato é de um cidadão que sabe que fez caca, que fez uma burrice, que tentou dar um golpe, que vai para Justiça e que vai ser julgado e se for julgado ele pode ser preso e ele está tentando escapar", disse Lula durante a abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura.

Bolsonaro é um dos investigados no inquérito uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder após as eleições de 2022. O ex-presidente qualquer participação na suposta trama golpista. "Golpe você tem que ter armas, você tem que ter conspiração, você é tanque na rua, tem que ter uma autoridade, uma personalidade conduzindo esse golpe. Nada disso teve. Que loucura é essa falar em golpe”, disse Bolsonaro em entrevista à rádio CBN Recife no dia 21 de fevereiro.

Publicidade

Durante o discurso, Lula afirmou que os depoimentos na investigação devem mostrar “a verdade nua e crua” de que o ex-mandatário “tentou dar um golpe” no país. No último dia 22, mais de 20 alvos da investigação foram ouvidos pela Polícia Federal, Bolsonaro ficou em silêncio.

“Quando vocês tiverem acesso, quando for publicado, acho que a gente vai ter acesso pelos informes que a gente vê todo dia do depoimento das pessoas… A verdade nua e crua é que esse cidadão tentou dar um golpe no país. Quando ele ficou trancado dentro de casa várias semanas, que a gente não sabia se ele estava chorando, o que ele estava fazendo, ele estava preparando um golpe. Ele estava tentando imaginar o que ia fazer para não deixar o presidente eleito tomar posse”, disse Lula.

O petista ainda criticou Bolsonaro por ter ido para os Estados Unidos antes da posse presidencial, no fim de 2022. Lula acusou o ex-presidente de financiar os manifestantes que ficaram em frente aos quartéis.

“Eu acho que ele se borrou de medo e resolveu ir embora para os Estados Unidos para não ver a posse. Ele imaginava que as pessoas que ele pagou, que ele organizou e que ele ajudou a financiar para ficar na porta dos quartéis iam dar o golpe e, possivelmente, ele achou que fosse voltar ungido pelo povo fascista desse país”, disse o chefe do Executivo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]