| Foto:
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (25), que o "Brasil deve desculpas à presidente Dilma, porque ela foi cassada de forma leviana”. A declaração foi em referência a recente decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, de manter o arquivamento de uma ação de improbidade que baseou o processo de impeachment contra a ex-presidente.

CARREGANDO :)

Segundo Lula, a decisão é a prova de que houve um “golpe” no Brasil em 2016. “O fato de a presidente Dilma ter sido absolvida pelo Tribunal Federal de Brasília demonstra que o disse Lula em Luanda, capital de Angola.

A petista, no entanto, não foi absolvida. A decisão no TRF apenas arquivou uma ação de improbidade sobre o caso das “pedaladas fiscais”.

Publicidade

O arquivamento do caso também beneficia o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do Banco do Brasil (BB) Aldemir Bendine, o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho. A 10ª Turma do TRF julgou uma apelação do MPF (Ministério Público Federal) contra decisão de 1ª instância que, em 2022, arquivou a ação contra os acusados.