O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (25), que o "Brasil deve desculpas à presidente Dilma, porque ela foi cassada de forma leviana”. A declaração foi em referência a recente decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, de manter o arquivamento de uma ação de improbidade que baseou o processo de impeachment contra a ex-presidente.
Segundo Lula, a decisão é a prova de que houve um “golpe” no Brasil em 2016. “O fato de a presidente Dilma ter sido absolvida pelo Tribunal Federal de Brasília demonstra que o disse Lula em Luanda, capital de Angola.
A petista, no entanto, não foi absolvida. A decisão no TRF apenas arquivou uma ação de improbidade sobre o caso das “pedaladas fiscais”.
O arquivamento do caso também beneficia o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do Banco do Brasil (BB) Aldemir Bendine, o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho. A 10ª Turma do TRF julgou uma apelação do MPF (Ministério Público Federal) contra decisão de 1ª instância que, em 2022, arquivou a ação contra os acusados.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF