Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (27) que "vai mostrar" ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que "quem está na presidência só perde a eleição se for incompetente". O petista, entretanto, evitou confirmar se pretende disputar a reeleição em 2026.
"Eu não me preocupo se ele [Bolsonaro] vai ser candidato ou não, eu não veto candidato adversário. Se eu derrotei ele quando eu era oposição e ele, situação, imagina agora que eu sou situação e ele, oposição”, disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia, em Minas Gerais. O mandatário cumpre agenda no estado.
“Eu vou mostrar para ele que quem está na presidência só perde a eleição se for incompetente", acrescentou. Questionado se a fala era uma confirmação de que vai tentar a reeleição, o presidente disse ser “cedo” para bater o martelo sobre o tema.
Lula disse que só cogitaria uma nova candidatura se os indicadores mostrarem que ele é o único que pode derrotar a extrema-direita no Brasil.
"Eu não preciso ser o candidato em 2026, tem muita gente que pode ser candidato. Mas, se todos os indicadores mostrarem que sou a única pessoa que pode derrotar fascismo e a extrema-direita, eu não teria problema de ser candidato [em 2026]”, afirmou o chefe do Executivo.
“Espero que a gente até lá arrume outra pessoa mais competente, mais jovem, com mais disposição. Trabalhar mais do que eu duvido que aconteça”, ressaltou.
Bolsonaro não conseguiu se reeleger em 2022 após quatro anos no Planalto. Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-presidente inelegível por 8 anos por abuso de poder e desvio de finalidade por realizar uma reunião com embaixadores, na qual criticou a credibilidade das urnas eletrônicas.