O presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, durante viagem oficial em fevereiro.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou ao telefone nesta quarta-feira (16) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Os dois mandatários conversaram sobre uma iniciativa conjunta “para o avanço do trabalho decente”. O Palácio do Planalto informou que Lula também manifestou solidariedade às vítimas dos incêndios no Havaí e suas famílias.

CARREGANDO :)

“Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve”, disse Lula nas redes sociais.

Segundo o governo brasileiro, a proposta voltada ao trabalho vai contar com a participação de representantes dos movimentos sindicais e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e deve ser apresentada na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas. “É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores”, apontou Lula.

Publicidade

Durante a conversa, que durou cerca de 30 minutos, o petista também detalhou as discussões e o alcance da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém. O Planalto afirmou que Biden disse concordar “em 100%” com as preocupações manifestadas por Lula sobre a preservação do meio ambiente, “reconheceu as responsabilidades dos países desenvolvidos e a necessidade de apoiar os países em desenvolvimento a lidar com os efeitos da crise climática”. Lula ainda reiterou convite ao presidente americano para visitar o Brasil no ano que vem.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]