O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, visitaram nesta quarta-feira (14) as pirâmides de Gizé, no Egito. Lula e a comitiva presidencial chegaram ao Cairo, capital egípcia, nesta madrugada. O petista não teve compromissos oficiais no primeiro dia de viagem.
Janja divulgou fotos e vídeos do passeio nas redes sociais. Além das pirâmides, eles visitaram a Esfinge e o Grande Museu Egípcio. A primeira-dama afirmou que a visita aos pontos turísticos foi proporcionada pelo governo do Egito.
“Na visita ao Cairo, uma parada na Esfinge e nas Pirâmides de Gizé, esse grande sítio arqueológico da humanidade, erguido há milhares de anos. Também visitei um novo museu ao lado das pirâmides que será inaugurado e conversei sobre o apoio dos egípcios na recuperação do Museu Nacional e seu acervo que pegou fogo em 2018”, disse o presidente no X.
Lula e Janja foram acompanhados pelo ex-ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Khaled El-Enany. “Especialista da arte e história Egípcia, Khaled esteve recentemente no Rio de Janeiro visitando o Museu Nacional, que pegou fogo em 2018, e abrigava o maior acervo de Egiptologia da América Latina. Ele colocou toda sua experiência e conhecimento à disposição para recuperarmos o acervo do nosso Museu Nacional”, destacou a primeira-dama.
Esta é a primeira viagem ao exterior de Lula neste ano. O mandatário terá uma reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, para tratar do conflito entre Israel e Hamas e discutir acordos comerciais e de cooperação técnica entre os dois países. Após a passagem pelo Egito, Lula viajará para a Etiópia, onde deve participar da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF