O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente francês Emmanuel Macron anunciaram um plano de investimento de mais de R$ 5 bilhões (€ 1 bilhão) para projetos de economia sustentável na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa. O petista recebeu Macron em Belém (PA), cidade que será sede da COP30, em novembro de 2025.
O programa de investimentos em bioeconomia tem como objetivo arrecadar o valor nos próximos quatro anos. O plano estabelece uma “parceria técnica e financeira” entre bancos públicos brasileiros, incluindo o BASA e o BNDES, e a Agência Francesa de Desenvolvimento.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que será firmado um novo acordo científico entre a França e o Brasil, operado pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) e pela Embrapa, que possibilitará o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa.
Segundo o governo, o plano deve permitir investimentos na conservação e no manejo sustentável das florestas, em práticas agroecológicas, na criação de empregos e na pesquisa necessária para desenvolver indústrias sustentáveis, com alto potencial nos mercados interno e externo.
Nesta tarde, os dois presidentes estiveram na Ilha do Combú, onde visitaram comunidades locais. Durante o evento, Macron concedeu a Ordem Nacional da Legião de Honra ao líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire. Esta é a maior honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam por suas atividades no cenário global.
Macron cumpre agenda no Brasil até esta quinta-feira (28) e visitará ainda Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF). O Planalto afirmou que, com exceção de São Paulo, Lula acompanhará o presidente francês em todas as cidades.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF