Lula e Macron defendem que discussões sobre o fim da guerra devem reunir Kiev e Moscou, após EUA iniciarem tratativas apenas com a Rússia.| Foto: EFE/Andre Borges
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta terça-feira (18), com o presidente da França, Emmanuel Macron, para discutir as negociações de paz na Ucrânia. Os dois mandatários defenderam que as discussões sobre o fim do conflito devem reunir Kiev e Moscou.

CARREGANDO :)

“Compartilhamos a convicção de que a paz na Ucrânia só será possível por meio de negociações que reúnam Rússia e Ucrânia à mesma mesa. A paz é possível, e a comunidade internacional deve se mobilizar”, afirmou Macron no X.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que “Macron reconheceu a importância da contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia”.

Publicidade

“Os dois mandatários reiteraram a importância de uma solução para a guerra que inclua a participação de todas as partes envolvidas no conflito. Ambos acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema”, disse o governo brasileiro.

Nesta terça (18), representantes do governo de Donald Trump se reuniram com autoridades russas, na Arábia Saudita, para discutir, entre outros assuntos, um possível fim para a guerra na Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que não aceitará nenhum acordo sobre seu país pactuado pelas costas de Kiev e de seus aliados europeus.

COP no Brasil e visita de Lula à França

Lula e Macron conversaram sobre a COP 30, a Conferência da ONU sobre Mudança Climática que será realizada em novembro em Belém (PA). O presidente da França disse que trabalhará “para que a COP de Belém seja um sucesso”.

Segundo o Planalto, os dois presidentes se comprometeram a discutir uma “iniciativa conjunta voltada para ampliar o financiamento climático disponível para países em desenvolvimento, no marco do aniversário de 10 anos do Acordo de Paris”.

“Temos, juntos, diversas iniciativas em prol do clima, da biodiversidade, dos oceanos, da democracia e do desenvolvimento econômico e agrícola”, afirmou o líder francês.

Publicidade

Além disso, Lula aceitou o convite de Macron para realizar visita de Estado à França, nos dias 6 e 7 de junho deste ano. O petista também confirmou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, que será realizada em Nice, nos dias 8 e 9 de junho.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]