O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, conversaram pela primeira vez desde a vitória do brasileiro no segundo turno da eleição presidencial.
Em conversa por telefone pouco antes do jogo entre Brasil e Croácia pela Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira (9) – os dois desejaram boa sorte um ao outro nas partidas das suas seleções no Mundial (a Inglaterra joga contra a França no sábado) -, Sunak “reiterou seus parabéns pela vitória” de Lula em outubro e ambos “concordaram sobre a importância de promover os valores democráticos”, segundo nota divulgada pelo governo britânico.
De acordo com o comunicado, Lula e Sunak falaram sobre “fortalecer a cooperação para atender a prioridades compartilhadas”, principalmente a preservação ambiental.
“Ambos os líderes destacaram a importância de tomar medidas para reverter a perda florestal [na Amazônia], e o presidente eleito atualizou o primeiro-ministro sobre seus planos para preservar a biodiversidade e fazer a transição para uma economia mais verde”, acrescentou a nota.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF