O presidente Lula e o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (28) o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada. Os dois discutiram sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a revisão do Tratado de Itaipu.

CARREGANDO :)

“Gostei muito da reunião. Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, disse Lula nas redes sociais.

As negociações sobre o Tratado de Itaipu começam oficialmente no dia 13 de agosto. Segundo o Palácio do Planalto, Lula confirmou que vai à posse do presidente do Paraguai, em Assunção, no dia 15 de agosto, e em outra reunião bilateral após o evento.

Publicidade

"Temos discutido temas de cooperação na área de segurança, cooperação na área econômica, passos fronteiriços, melhorar a cooperação em áreas de investimento na região, e promover mais intercâmbio comercial entre o Paraguai e o Brasil", ressaltou Peña.

“O Brasil é o maior investidor estrangeiro direto no Paraguai (US$ 904 milhões), bem como o principal parceiro comercial do país vizinho. Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou valor recorde de US$ 7,15 bilhões – um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior”, disse o governo, em nota. Lula e Peña se comprometeram com a “aceleração das tratativas sobre temas de interesse, como energia, segurança, comércio e investimentos, entre outros”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]