Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reunião no Planalto

Lula e Tony Blair discutem vitória trabalhista no Reino Unido e combate a extremismo

Lula e Tony Blair discutem vitória trabalhista no Reino Unido
Lula recebeu o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair no Palácio do Planalto. (Foto: Ricardo Stuckert/PR. )

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (22) o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Segundo o governo, eles conversaram sobre a volta do Partido Trabalhista ao poder no Reino Unido. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e durou 45 minutos.

No início do mês, Keir Starmer venceu as eleições, encerrando 14 anos de governos conservadores. Blair, que foi premiê de 1997 a 2007, é um dos líderes dos trabalhistas.

Esta é a segunda viagem do político britânico ao Brasil no terceiro mandato do petista. Em setembro do ano passado, o ex-premiê e Lula discutiram temas ligados à política mundial.

Nas redes sociais, Lula afirmou que falou com o ex-primeiro-ministro sobre a “necessidade da reunião de governos democráticos contra o extremismo”, que será organizada à margem da Assembleia Geral da ONU em setembro.

“Contei para Tony Blair sobre os dados de crescimento econômico do Brasil, com queda no desemprego e crescimento na renda dos brasileiros”, disse o presidente no X.

Além disso, Lula destacou as iniciativas do G20 desenvolvidas pelo Brasil, como a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação de super-ricos; da presidência brasileira dos Brics e da organização da COP30 em Belém, no ano que vem”.

Ligação para Macron

Lula também conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta tarde. O petista destacou que os dois falaram sobre as eleições francesas e a “importância da derrota da extrema-direita” no país europeu. O mandatário brasileiro também desejou sucesso a Macron na organização das Olimpíadas.

“Liguei para o presidente Emmanuel Macron e conversamos sobre as eleições legislativas francesas que ocorreram há poucos dias, e a importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático. E desejei muito sucesso para a organização das Olimpíadas de Paris que começam no dia 26 de julho”, disse Lula no X.

Segundo o Planalto, Lula disse ao mandatário francês que a primeira-dama, Janja da Silva, será a "representante do presidente brasileiro" na abertura dos Jogos Olímpicos, na próxima sexta (27). De acordo com o governo, "Macron disse estar honrado pela presença e que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, receberá Janja da Silva com toda a atenção". A conversa entre os políticos durou 30 minutos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.