O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta segunda-feira (14) para o Egito, onde participará da COP 27, a conferência climática organizada pelas Nações Unidas (ONU).
"Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos", escreveu Lula no Twitter ao embarcar.
Lula embarcou em Guarulhos, São Paulo, por volta das 8h em um avião fretado com capacidade para 12 pessoas.
A agende dele na COP 27 começa na quarta, quando ele participa do evento "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática", às 11h (6h no horário de Brasília). Também estarão no evento os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.
Ainda na quarta, o petista fará um pronunciamento na área da ONU, às 17h15 (14h15 em Brasília). Na quinta, Lula estará no Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
Do Egito, Lula embarcará para Portugal, onde terá encontros com autoridades portuguesas e de onde retornará, no fim de semana, para o Brasil.
Lula faz check-up antes da viagem
No fim de semana, o petista realizou uma bateria de exames no Hospital Sírio Libanês. Um quadro de inflamação na garganta foi identificado, resultado do esforço feito por ele durante a campanha. Um outro exame, mais específico, descartou a presença de tumor na laringe de Lula.
A remissão do câncer de Lula, cujo tratamento foi concluído em 2011, foi comemorada pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT). Em um vídeo postado em seu perfil no Twitter, Padilha afirmou que Lula “está pronto para governar o nosso país”.
“Os exames todos mostram a normalidade e a completa remissão daquele antigo tumor que já faz uma década que [Lula] teve. O que tem é uma garganta inflamada, uma garganta de quem falou muito, emocionou muita gente com seus discursos”, afirmou.
Segundo o hospital, os exames feitos mostraram “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, que é uma mancha ou placa branca na mucosa da corda vocal, geralmente benigna.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF