O presidente Lula (PT) enviou uma carta parabenizando o ditador Vladimir Putin pela vitória nas eleições russas realizadas no último fim de semana. Putin foi reeleito com mais de 87% dos votos em um pleito sem transparência e oponentes, uma vez que os reais adversários estão mortos, presos, no exílio ou foram impedidos de participar.
A informação sobre o envio da carta foi divulgada pelo jornal Metrópoles e confirmada pela Gazeta do Povo, nesta quarta-feira (20).
Como noticiado pela Gazeta do Povo, o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla de Lula, também enviou uma carta parabenizando Putin pela vitória e reforçando os “laços de parceria”.
Além do PT e de Lula, ditadores de países alinhados ao regime russo, como Nicolás Maduro, Miguel Díaz-Canel, Kim Jong-un e Xi Jinping, também parabenizaram Putin pela vitória e ressaltaram os laços com a Rússia.
Com a vitória, Vladimir Putin conquistou seu quinto mandato para a presidência e permanecerá no Kremlin até 2030, quando ultrapassará três década no poder como primeiro-ministro ou presidente e superar o ditador Josef Stálin (1924-1953), o mais longevo líder russo desde o fim da monarquia no país.
Em um discurso para apoiadores em seu comitê de campanha, em Moscou, Putin disse que a sua vitória “permitirá à Rússia consolidar a sua sociedade” e mostra que o país “estava certo ao escolher o caminho atual”.
Putin ainda afirmou que os protestos convocados pela oposição “não tiveram efeito” e que os eleitores que destruíram cédulas de votação para manifestar repúdio ao seu governo “deveriam ser processados”.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF