Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu diversos equívocos ao exaltar o sistema eleitoral brasileiro na tarde desta segunda (8) durante a cerimônia alusiva ao um ano dos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ele afirmou que todas as eleições que disputou foram realizadas com o uso das urnas eletrônicas, o que não confere com a realidade.
Além de mencionar isso durante a cerimônia, Lula reiterou a fala nas redes sociais no final da tarde, errando também sobre a própria carreira política. A primeira eleição que disputou ocorreu em 1982.
“Desde 1989 eu disputo eleições nesse país. Não teve ninguém que disputou tantas eleições como eu. Eu perdi as três primeiras eleições presidenciais que participei. Fui eleito em outras três. Tudo com as urnas eletrônicas. É a prova de que o sistema eleitoral brasileiro funciona. Se perde e se ganha. E, a quem duvida desse instrumento da democracia, que renuncie seus cargos”, escreveu em uma rede social (veja na íntegra).
O principal erro de Lula ocorreu ao citar que disputou todas as eleições presidenciais com o uso da urna eletrônica. De fato, ele passou a concorrer à presidência em 1989, mas o uso do equipamento ocorreu inicialmente em 1996 em 57 cidades brasileiras.
A universalização do uso das urnas eletrônicas ocorreu no país apenas no ano 2000, nas eleições municipais. A primeira vitória de Lula com o equipamento ocorreu dois anos depois, quando assumiu o primeiro mandato presidencial.
Anteriormente, Lula concorreu à prefeitura de São Paulo em 1982 perdendo para Franco Montoro (antigo PMDB, atual MDB). Quatro anos depois, venceu a disputa por uma vaga para a Câmara dos Deputados e se tornou constituinte na elaboração da Constituição de 1988.
A primeira eleição presidencial que disputou ocorreu em 1989, quando perdeu para Fernando Collor (antigo PRN), e depois em 1994 perdendo para Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na eleição seguinte, em 1998, perdeu novamente para o tucano em uma eleição com voto eletrônico em cidades com mais de 40 mil habitantes.