O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quinta-feira (27) com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, sobre "as relações entre Brasil, América Latina e União Europeia". A conversa ocorre em meio as negociações do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.
“Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo Pedro Sanchéz, sobre as eleições da Espanha, as relações entre Brasil, América Latina e União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas”, escreveu Lula no Twitter.
Sánchez expressou, por sua vez, que “o impulso determinado” à associação entre Europa e América Latina “fortalecerá” as economias de ambos os blocos e “conseguirá mais prosperidade” para suas sociedades. A Espanha é a atual presidente do bloco europeu.
Ao contrário de outros líderes latino-americanos, como o argentino Alberto Fernández, que parabenizou o espanhol por sua "extraordinária eleição", Lula não foi tão longe em seu pronunciamento sobre um cenário pós-eleitoral ainda incerto pela necessidade de Sánchez negociar com vários partidos políticos, incluindo grupos independentistas, se quiser formar um governo.
No entanto, o presidente brasileiro não esconde a simpatia por Sánchez, que o convidou expressamente para participar da cúpula da União Europeia com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada recentemente em Bruxelas.
Lula também conta com Sánchez para ajudá-lo a navegar pelas complicadas negociações do novo acordo comercial entre o bloco dos países europeus e o Mercosul, parado devido às novas exigências em matéria ambiental e que ambos os líderes buscam destravar antes do fim do ano.
Vaccari, Duque e Cabral estão na fila do STF para se livrar de condenações
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
EUA derrotam progressistas e mandam alerta para Lula e o PT
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião