O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quinta-feira (27) com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, sobre "as relações entre Brasil, América Latina e União Europeia". A conversa ocorre em meio as negociações do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.
“Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo Pedro Sanchéz, sobre as eleições da Espanha, as relações entre Brasil, América Latina e União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas”, escreveu Lula no Twitter.
Sánchez expressou, por sua vez, que “o impulso determinado” à associação entre Europa e América Latina “fortalecerá” as economias de ambos os blocos e “conseguirá mais prosperidade” para suas sociedades. A Espanha é a atual presidente do bloco europeu.
Ao contrário de outros líderes latino-americanos, como o argentino Alberto Fernández, que parabenizou o espanhol por sua "extraordinária eleição", Lula não foi tão longe em seu pronunciamento sobre um cenário pós-eleitoral ainda incerto pela necessidade de Sánchez negociar com vários partidos políticos, incluindo grupos independentistas, se quiser formar um governo.
No entanto, o presidente brasileiro não esconde a simpatia por Sánchez, que o convidou expressamente para participar da cúpula da União Europeia com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), realizada recentemente em Bruxelas.
Lula também conta com Sánchez para ajudá-lo a navegar pelas complicadas negociações do novo acordo comercial entre o bloco dos países europeus e o Mercosul, parado devido às novas exigências em matéria ambiental e que ambos os líderes buscam destravar antes do fim do ano.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF