Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições de julho

Lula fala com Maduro sobre participação de observadores nas eleições da Venezuela

Lula conversa com Maduro sobre eleições na Venezuela
Em conversa com Maduro, Lula defendeu “ampla presença de observadores internacionais” no processo eleitoral venezuelano. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (5) com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre as eleições no país vizinho. Segundo o Palácio do Planalto, o petista defendeu a “ampla presença de observadores internacionais” no processo eleitoral venezuelano. 

O chefe do Executivo brasileiro também “reiterou o apoio” ao Acordo de Barbados, que prevê eleições presidenciais livres na Venezuela no dia 28 de julho. O acordo foi firmado em outubro do ano passado mediante a retirada de sanções impostas ao país pelos Estados Unidos.

No entanto, o regime chavista descumpriu parte das regras e algumas sanções foram retomadas. A ditadura segue reprimindo opositores, impediu a candidatura María Corina Machado, que foi substituída pelo ex-diplomata Edmundo González Urrutia, e excluiu os representantes da União Europeia do grupo de observadores.

Segundo o governo, Lula “manifestou a expectativa de que as sanções em vigor contra a Venezuela possam ser levantadas, de modo a contribuir para que o processo eleitoral possa seguir adiante em clima de confiança e entendimento”.

Durante a conversa, o petista disse a Maduro que “muitos empresários brasileiros têm demonstrado interesse em voltar a investir e fazer comércio com a Venezuela”. Os dois também “discutiram o início de tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a renegociação da dívida bilateral”, de acordo com o Planalto.

Lula agradeceu o apoio da Venezuela à eleição da ministra Sonia Guajajara à Presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.