O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (5) com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre as eleições no país vizinho. Segundo o Palácio do Planalto, o petista defendeu a “ampla presença de observadores internacionais” no processo eleitoral venezuelano.
O chefe do Executivo brasileiro também “reiterou o apoio” ao Acordo de Barbados, que prevê eleições presidenciais livres na Venezuela no dia 28 de julho. O acordo foi firmado em outubro do ano passado mediante a retirada de sanções impostas ao país pelos Estados Unidos.
No entanto, o regime chavista descumpriu parte das regras e algumas sanções foram retomadas. A ditadura segue reprimindo opositores, impediu a candidatura María Corina Machado, que foi substituída pelo ex-diplomata Edmundo González Urrutia, e excluiu os representantes da União Europeia do grupo de observadores.
Segundo o governo, Lula “manifestou a expectativa de que as sanções em vigor contra a Venezuela possam ser levantadas, de modo a contribuir para que o processo eleitoral possa seguir adiante em clima de confiança e entendimento”.
Durante a conversa, o petista disse a Maduro que “muitos empresários brasileiros têm demonstrado interesse em voltar a investir e fazer comércio com a Venezuela”. Os dois também “discutiram o início de tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a renegociação da dívida bilateral”, de acordo com o Planalto.
Lula agradeceu o apoio da Venezuela à eleição da ministra Sonia Guajajara à Presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac).
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF