Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo, na noite deste domingo (7/1), relembrando os atos de vandalismo aos Três Poderes que ocorreu um ano atrás. Ele mencionou que o 8 de janeiro de 2023 é uma data que jamais deverá ser esquecida. "O dia que alguns irresponsáveis tentaram um golpe nesse país", escreveu Lula.
Apesar dos ataques, Lula ressaltou que "os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu".
"E, amanhã, nesse 8 de janeiro, quando completa um ano desse triste episódio, vamos gritar em alto e bom som: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!", disse.
Nesta segunda (8/1), o governo promoverá uma cerimônia em alusão a um ano dos ataques no Congresso Nacional. O evento terá início às 15h e contará com discursos dos chefes dos Três Poderes, os presidentes da Câmara e Senado, além de outras autoridades.
Foram convidados cerca de 500 pessoas, incluindo ministros do governo, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), chefes de tribunais, parlamentares, governadores e outras autoridades.
O evento iria receber o nome de "Democracia Restaurada", após a insatisfação de congressistas, Lula, então, rebatizou o ato como "Democracia Inabalada", slogan que o STF havia utilizado em uma campanha institucional de 2023.
Também está prevista uma solenidade na Suprema Corte, às 14h desta segunda, liderada pelo presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso.