Ouça este conteúdo
Após quase quatro dias completos internado para tratar de um sangramento craniano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi filmado caminhando no setor de UTIs do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O vídeo divulgado na tarde desta sexta (13), em uma rede social, o mostra com o médico neurocirurgião Marcos Stavale, que fez o procedimento e integra a equipe do dr. Roberto Kalil Filho.
O presidente saiu dos cuidados intensivos para os "semi-intensivos" pela manhã, e pode ter alta no começo da próxima semana. A expectativa é de que ele volte para Brasília na segunda (16) ou terça (17).
“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, disse o presidente na mensagem junto ao vídeo:
VEJA TAMBÉM:
Lula seguiu afirmando que está “conversando bastante”, se alimentando bem e que “em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.
"Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir", emendou na mensagem.
Na gravação é possível ver o curativo na cabeça do presidente onde foi feito o primeiro procedimento para a drenagem de um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio, na madrugada de terça (10). Já a segunda intervenção, na quinta (12), foi realizado através de um cateter inserido em uma artéria pela virilha.
O estado real de saúde de Lula era uma dúvida, visto que Kalil Filho proibiu qualquer visita a ele exceto de parentes – a primeira-dama, Janja da Silva, o acompanha desde o internamento.
Na quinta (12), ela publicou uma foto antiga dos dois afirmando que Lula “está bem”. "O presidente e eu estamos felizes pela certeza que mais uns dias essa página estará virada e ele plenamente recuperado. A equipe médica nos atualiza e tranquiliza a todo instante, e eu sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação", seguiu Janja na postagem.
No mesmo dia, a equipe médica de Kalil Filho afirmou que o presidente está bem, embora ainda estivesse sob cuidados intensivos na UTI, consciente e despachando remotamente segundo informou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
“[Lula] está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando”, disse Stavale.