Após quase quatro dias completos internado para tratar de um sangramento craniano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi filmado caminhando no setor de UTIs do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O vídeo divulgado na tarde desta sexta (13), em uma rede social, o mostra com o médico neurocirurgião Marcos Stavale, que fez o procedimento e integra a equipe do dr. Roberto Kalil Filho.
O presidente saiu dos cuidados intensivos para os "semi-intensivos" pela manhã, e pode ter alta no começo da próxima semana. A expectativa é de que ele volte para Brasília na segunda (16) ou terça (17).
“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, disse o presidente na mensagem junto ao vídeo:
Lula seguiu afirmando que está “conversando bastante”, se alimentando bem e que “em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.
"Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir", emendou na mensagem.
Na gravação é possível ver o curativo na cabeça do presidente onde foi feito o primeiro procedimento para a drenagem de um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio, na madrugada de terça (10). Já a segunda intervenção, na quinta (12), foi realizado através de um cateter inserido em uma artéria pela virilha.
O estado real de saúde de Lula era uma dúvida, visto que Kalil Filho proibiu qualquer visita a ele exceto de parentes – a primeira-dama, Janja da Silva, o acompanha desde o internamento.
Na quinta (12), ela publicou uma foto antiga dos dois afirmando que Lula “está bem”. "O presidente e eu estamos felizes pela certeza que mais uns dias essa página estará virada e ele plenamente recuperado. A equipe médica nos atualiza e tranquiliza a todo instante, e eu sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação", seguiu Janja na postagem.
No mesmo dia, a equipe médica de Kalil Filho afirmou que o presidente está bem, embora ainda estivesse sob cuidados intensivos na UTI, consciente e despachando remotamente segundo informou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
“[Lula] está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando”, disse Stavale.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF