Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indígenas

Lula homologa novas terras indígenas na PB e SC e chega a 13 demarcações

Lula
Governo estabeleceu a meta de 14 demarcações ainda durante a transição, e diz que concluirá até o fim do mandato. (Foto: Ricardo Stuckert/Secom)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta (4) decretos que homologam mais três terras indígenas no país, alcançando 13 demarcações das 14 previstas durante a transição de governo.

Segundo o presidente, estão decretadas as terras indígenas Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba, e Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina.

“Temos mais dois anos de governo e vamos continuar trabalhando para que a gente possa legalizar e entregar todas as terras que estiverem sob a nossa possibilidade. Se um dia perguntarem para mim qual é o meu legado na presidência, eu vou dizer: o cara que mais autorizou terras indígenas nesse país. Foi no meu governo”, afirmou Lula durante a cerimônia.

A Terra Indígena (TI) Potiguara de Monte-Mor, nos municípios paraibanos de Rio Tinto e Marcação, possui 7,5 mil hectares e abriga 5,7mil habitantes do grupo Potiguara. Já a TI Morro dos Cavalos, localizada em Palhoça (SC), ocupa 1,9 mil hectares e é lar de 200 indígenas Guarani Mbya e Nhandeva. A TI Toldo Imbu, situada em Abelardo Luz (SC), conta com 1,9 mil hectares e abriga 731 pessoas da etnia Kaingang.

A homologação dessas áreas faz parte de uma promessa assumida pelo governo Lula ainda durante a transição de 2022, como explicou a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. “Com este ato, completamos 13 das 14 terras indígenas prontas para homologação. Estamos confiantes que, até o fim do ano, alcançaremos 100% dessa meta”, declarou.

A cerimônia teve a presença de autoridades como a presidente da Funai, Joenia Wapichana, e lideranças indígenas como Sandro Potiguara, cacique-geral do Povo Potiguara, e Babau Tupinambá. Também estiveram presentes os secretários Weibe Tapeba, de Saúde Indígena, e Marcos Kaingang, de Direitos Territoriais Indígenas, entre outros representantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.