O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu mandar a primeira-dama Janja da Silva para representar o Brasil na Cúpula Nutrição para o Crescimento N4G, que será realizada entre os dias 26 e 30 de março em Paris, na França.
A designação foi publicada nesta quarta (19) no Diário Oficial da União (DOU) e será “com ônus”, ou seja, bancada pelos cofres públicos mesmo tendo sido um convite do governo francês.
“O presidente da República [...] resolve designar Rosângela Lula da Silva para participar, a convite do Governo Francês, da Cúpula Nutrição para o Crescimento - N4G, com ônus, no período de 26 a 30 de março de 2025, inclusive trânsito, na Cidade de Paris, República Francesa”, disse o despacho (veja na íntegra).
O custo da viagem ainda não foi divulgado, mas a última visita de Janja a Paris, durante a Olimpíada do ano passado, custou R$ 203,6 mil, sendo R$ 148,4 mil apenas em passagens. Na época, o governo justificou que os preços “estavam elevados em razão dos Jogos Olímpicos”.
Mais recentemente, Janja viajou ao Japão uma semana antes de Lula – sem divulgação –, que participará de eventos oficiais na semana que vem. O governo também não informou os custos, apenas justificou que a ida antecipada será para a primeira-dama participar de eventos – que ainda serão divulgados oficialmente.
No mês passado, a viagem da primeira-dama a Roma, na Itália, com uma comitiva de 12 pessoas custou cerca de R$ 260 mil aos cofres públicos. Ela viajou acompanhada do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, para participar de uma reunião do Fundo Internacional de Governança do Fida, vinculado à ONU.
Uma pesquisa divulgada no mês passado pela AtlasIntel/Bloomberg apontou que Janja tem uma imagem negativa para 58% dos brasileiros, 32% positiva e 10% não souberam responder.
A percepção negativa da imagem de Janja subiu 18 pontos percentuais na comparação com o último levantamento, realizado em outubro de 2024, quando 48% disseram ter uma imagem positiva da primeira-dama e 40%, negativa.
Segundo a nova pesquisa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tem uma imagem positiva para 52% da população, 42% dizem ter uma percepção negativa e 6% não souberam responder.