Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espionagem

Defendido por Lula, pai de Julian Assange encontra ministro no Palácio do Planalto

Paulo Pimenta
Pai de Julian Assange encontra ministro de Lula no Palácio do Planalto para agradecer por "apoio" ao jornalista acusado de espionagem. (Foto: Lucas Seffa/Secom)

Ouça este conteúdo

O pai do jornalista australiano Julian Assange, preso no Reino Unido onde responde a 18 acusações por espionagem, teve um encontro com um dos ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta terça (22), no Palácio do Planalto.

John Shipton se reuniu com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), para “agradecer” o apoio que Lula tem dado em prol do ativista fundador do site WikiLeaks. Assange pode ser extraditado aos Estados Unidos onde vai responder pelo vazamento de mais de 700 mil documentos classificados de operações americanas no Afeganistão e no Iraque, entre outros.

“Lula tem sido um advogado e um amigo formidável. A postura do presidente Lula é muito importante para mim. É um grande conforto para a nossa família”, disse Shipton a Pimenta, que ligou para Lula para avisar da presença no Palácio do Planalto.

Lula está em viagem à África do Sul participando da Cúpula dos Brics até quinta (24). O presidente já manifestou apoio a Assange diversas vezes, dizendo que a prisão “vai contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa”, e que o ativista “fez um importante trabalho de denúncia de ações ilegítimas de um Estado contra o outro”.

“Sei da importância de ele estar na reunião do BRICS, então agradeço ao ministro a generosidade, em meu nome e do Julian. Desejo tudo de melhor para o futuro do Brasil e que em breve a gente possa celebrar”, completou Shipton na visita.

O pai de Assange veio ao Brasil para a pré-estreia do filme "Ithaka – A Luta de Julian Assange", e viajará a Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife nos próximos dias para divulgar a produção.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.