Vice-presidente diz que Lula estava animado por conta dos anúncios de investimentos da Petrobras e privados.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta quinta (12) que recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de quarta (11), véspera do novo procedimento a que foi submetido para tratar de um sangramento craniano.

CARREGANDO :)

Alckmin diz que Lula estava “super animado” por conta dos novos anúncios de investimentos da Petrobras e de empresas privadas para a descarbonização.

“Ontem o presidente Lula me ligou no comecinho da noite e estava super animado. Eu falei que teria a reunião do Conselhão”, disse o vice-presidente durante a reunião do Conselhão, na manhã desta quinta (12).

Publicidade

Entre os anúncios que deixaram Lula “animado” estão R$ 16,5 bilhões da Petrobras na indústria naval, R$ 380 bilhões em recursos privados até 2029 em ações de descarbonização, e a sanção do projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil, permitindo a compra e venda de créditos da emissão do gás do efeito estufa.

Lula está internado desde a noite de segunda (9) para tratar de um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio, passou por uma cirurgia na madrugada de terça (10) para drenagem do coágulo e mais um procedimento nesta quinta (12) para prevenir novos hematomas.

Em tese, de acordo com o médico Roberto Kalil Filho, Lula deveria ficar em repouso e não se preocupar com coisas de trabalho. No entanto, como disse o profissional, o presidente não tem como se afastar totalmente do trabalho.

“Óbvio que ele vai, evidentemente, conversar com as pessoas, com assessores, visto que ele está sentado, conversando, comendo, andando pra lá e pra cá”, disse Kalil Filho em uma entrevista coletiva mais cedo para explicar como foi o procedimento.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

De acordo com ele, apesar desta nova intervenção, a equipe médica segue com a previsão de liberar Lula do hospital no começo da próxima semana, com a possibilidade de que ele retorne para Brasília na segunda (16) ou terça (17).

Lula está internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva. A equipe médica proibiu visitas de pessoas que não sejam da família – nem mesmo assessores estão permitidos.

“[Lula] está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando. Hoje foi um procedimento para que não enfrentemos no futuro o que aconteceu nesta última jornada que ele passou”, completou o médico Marcos Stavale, que faz parte da equipe de Kalil.

Lula foi submetido a uma “embolização de artéria meníngea média”, que é o fechamento de pequenos vasos sanguíneos das artérias da meninge, a membrana entre o cérebro e o crânio. A intervenção durou menos de uma hora e foi decidida na tarde de quarta (11) como uma medida preventiva para evitar novos sangramentos como o que ocorreu no começo desta semana.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade